sexta-feira, dezembro 11, 2009


Uma pequena parada...

“[...] mergulhando ao fundo de si mesmo, o homem encontra os olhos do outro ou vê com os olhos do outro”. (BAKHTIN, 1988, p.328)


AGRADECIMENTOS

Aos colegas de Gestar, ótimos interlocutores.
À Profª Juraci, pela leveza em nos orientar e pelo carinho em todos os momentos.
A meus alunos, parceiros nesta caminhada.


PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

A partir da participação do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – o Gestar II – este portfólio foi construído com o objetivo de organizar e recuperar informações sobre as aprendizagens vivenciadas durante este processo.
A proposta do Gestar foi inovadora, pois promoveu um novo enfoque da aprendizagem da Língua Portuguesa como processo contínuo e de produção do novo, para os participantes, os quais se constituíram sujeitos ativos e reflexivos. É importante destacar que o projeto Gestar II apresenta uma proposta sócio-interacionista, capaz de estreitar os vínculos entre professores e alunos, envolvendo toda a comunidade, considerando sempre a sala de aula como origem e efetivação do processo de aprendizagem. Neste novo paradigma, o professor é um mediador, autônomo e capaz de manter sua autoestima mesmo em situações adversas.
Segundo Nevado (2007), o portfólio tem como função principal “oferecer evidências ou testemunhos da aprendizagem na sua dimensão processual.” Assim, o professor pode assumir “o papel de observador implicado, problematizador, buscando autonomia intelectual e moral dos sujeitos e a cooperação entre o grupo.”
Em meio digital e disponibilizado na web, um webfólio também foi criado através da criação de um blog, com o mesmo objetivo, potencializado pelo fato de que as páginas estão disponíveis para leitura e interação entre os interlocutores através da ferramenta comentários.
Além de textos, o webfólio apresenta fotos, apresentação de slides, vídeos, registros de atividades dos alunos, links para páginas interessantes, sugestões de softwares educacionais e comentários dos visitantes e seguidores. Construir o webfólio, pelo caráter dialógico e interativo proporcionado pela rede mundial de computadores, constituiu-se em uma experiência realmente inovadora.
As atividades realizadas durante o curso, tanto entre os cursistas, quantos as atividades referentes à transposição didática das teorias discutidas e a prática da sala da aula estão registradas dentro do possível neste portfólio e no webfólio. Ainda sobre as atividades desenvolvidas com os alunos, algumas delas estão disponíveis nos endereços HTTP://alunostrabalhando.pbwiki.com e HTTP://setimahohendorff.blogspot.com. Estas páginas foram construídas para divulgar os trabalhos dos alunos, promovendo entre estes a autonomia, a autoria e o trabalho cooperativo.
Pontos para reflexão
Quando somos incentivados a escrever sobre nosso fazer docente, temos uma importante oportunidade de refletir sobre nossa profissão, num movimento contínuo de ação-reflexão-ação. Considero que o contexto atual é de valorização do professor, de incentivo a sua formação e, principalmente, de valorização dos diferentes saberes.
O encontro promovido pelo Projeto Gestar entre os colegas da rede municipal foi importantíssimo, e os diálogos, proposições, tensões e discussões travados durante as aulas representaram um ponto de articulação de saberes do cotidiano, da vida prática, daquilo que representa a atuação dos professores em suas salas de aula.
A participação da Professora Juraci, nossa orientadora, foi brilhante e colaborou efetivamente para a ampliação de nossos horizontes, tanto profissionais como pessoais. Através de atividades desafiadoras, nos mobilizou e nos fez buscar na relação entre os teóricos e a prática com nossos alunos, inovações para o processo de aprendizagem que conduzimos no dia a dia de nossas escolas.
Creio que a avaliação deste Projeto não se encerra com este Portfólio, assim como a relação entre este grupo de educadores comprometidos não terminará. A ideia de continuar com encontros de estudo fará com que o Projeto Gestar não termine, assim como muitas transformações em sala de aula ainda estão por acontecer, pois este foi apenas o início.