A prática pedagógica precisa apresentar seu foco no aluno, sob uma perspectiva construcionista. Uma nova forma de aprender tem como princípios a curiosidade, o entusiasmo, a motivação e o diálogo, para alunos e professores. A aprendizagem ocorre a partir da interação e da participação, em um espaço afetivo e confiável. Conforme Maria Bianconcini de Almeida, em seu artigo sobre a pedagogia de projetos, experiências de sucesso têm sido registradas a partir da exploração de conceitos como a construção do conhecimento, a interação e a aprendizagem colaborativa. Um exemplo da integração das mídias ao espaço escolar é o surgimento de rádios conduzidas pelos próprios alunos, na hora do intervalo, com a criação de programas, escolha de repertório, entrevistas e toques sobre cultura ou atividades na comunidade. Na criação da rádio, na instalação de equipamentos, na escolha dos comunicadores e nas mensagens veiculadas, pode-se verificar o envolvimento dos alunos, seu empenho em alcançar os objetivos traçados pelo grupo, assim como deixar sua marca pessoal e ocupar o espaço disponível da melhor forma possível. O pbwiki, os blogs e fotologs também poderiam ser um espaço de criação coletiva e socialização de aprendizagem, se todos os alunos tivessem acesso e o espaço pudesse ser explorado constantemente, com a orientação do professor.
O principal questionamento em relação à utilização das mídias no espaço escolar se refere à prática pedagógica do professor. Este professor está pronto para utilizar as mídias para promover um processo de aprendizagem flexível e interativo? Ou ele apenas reproduz no virtual o mesmo modelo centralizador de aprendizagem?
A utilização das mídias deve ser algo natural como a utilização da escrita e da fala para a comunicação. O professor se torna um midia-educador à medida que reconhece a importância do domínio tanto sócio-lingüístico quanto pragmático e comunicacional destas ferramentas amplamente utilizadas pela sociedade moderna. A sala de aula precisa refletir esta nova forma de ver o conhecimento e a aprendizagem.
Em relação às constantes mudanças que os avanços tecnológicos impõem a escola e aos professores, destaco duas notas do jornal Correio do Povo, de 23 de dezembro de 2007: 1 - Sul integra os sistemas para qualificar o EAD (Conforme Sônia Veríssimo, “a modalidade EAD não é nova, mas tem um longo caminho pela frente, para deixar de ser um ensino de segunda categoria” – mais informações http://www.ceed.rs.gov.br/ ). 2- A bem-vinda expansão da internet no país (“A rede será levada pelas próprias operadoras até as escolas públicas nos municípios, num número que gira em torno de 55 mil, a totalidade dessas escolas no país. A internet deverá ser fornecida gratuitamente no período de 18 anos”-editorial). Estas duas notícias se referem diretamente a nossa área de atuação e a nossa formação como educadores. Novas possibilidades se apresentam e como educadores precisamos ter uma visão completa desta realidade para utilizá-la da melhor maneira possível e corrigir os possíveis problemas que possam ocorrer. A escola precisa estar aberta e promover o acesso à informação e à produção do conhecimento de forma livre e democrática.
domingo, dezembro 14, 2008
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Um comentário:
O professor precisa assumir uma nova atitude diante das novas tecnologias que adentram o universo da escola, cas contrário nada mudará.
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