terça-feira, novembro 17, 2009

Projeto LeiturAção Integrado ao Projeto Gestar II

Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?
(Carlos Drummond de Andrade)


1. Tema:
Competência de leitura e produção textual – Textos literários.
O desenvolvimento da Competência de Leitura de textos literários e promoção da autoria através de ambientes virtuais cooperativos.

2. Problemática:
Considerando os índices alcançados pelos alunos da E.M.E.F. Prof. João Carlos Von Hohendorff nos processos avaliativos realizados pelo MEC e os resultados observados em sala de aula pelos professores através de seus instrumentos de avaliação nas aulas tanto de Língua Portuguesa quanto de outras disciplinas, em aspectos relacionados às competências de Leitura e de Escrita, a escola reafirma a necessidade de promoção de ações que promovam a aprendizagem de habilidades de leitura e de escrita de textos diversos. Os professores da escola, comprometidos com a qualificação de sua prática, têm participado das formações específicas promovidas pela Secretaria de Educação (Gestar, Pró-letramento,...) e outros parceiros (Ler é Saber do Grupo Editorial Sinos). A Biblioteca e o EVAM integram-se às ações promovidas pelos professores, auxiliando e articulando, sempre que possível seus espaços e esforços, colaborando e apresentando novidades dentro de suas condições.
A partir do convite para adesão ao Projeto LeiturAção, a E.M.E.F. Prof. João Carlos Von Hohendorff, associada a outras iniciativas da SMED nos diferentes âmbitos de atuação de promoção e mediação da Leitura Literária no ambiente escolar, integra-se ao Projeto que prevê o repasse de obras escolhidas do autor Luís Dill e o encontro deste autor com os alunos da escola. Considerando a Leitura como uma das principais demandas para uma educação qualificada, a escola aceita o desafio proposto pela Secretaria, de valorizar e priorizar esta atividade, articulando os setores envolvidos e promovendo ações interdiscipinares, a fim de viabilizar plenamente esta parceria.

O projeto e seus resultados serão divulgados na íntegra assim que as atividades sejam concluídas. Para conferir algumas ações, é possível visitar o blog da turma e o wiki do EVAM da escola.

Um comentário:

Jeudy Aragão disse...

O Projeto Leituração da Bahiadeseja muito sucesso a vocês nesse desafio. Achei excelente a idéia de integrá-lo ao Gestar.
Atenciosamente,
Jeudy Aragão
projetoleituracao.blogspot.com