segunda-feira, novembro 23, 2009

Uma questão de ponto de vista

Atividade – Ponto de vista

21/11/2009

Os alunos da turma 82 foram convidados a assistir a dois vídeos. Estes vídeos apresentam um desafio para quem os assiste: dimensionar a capacidade de focalizar e perceber informações visuais. A ideia destes vídeos é surpreender o espectador em suas limitações, pois apesar de entregar-se ao desafio, ao realizar o teste, o sujeito é estrategicamente enganado...
É importante destacar que o ponto de vista precisa ser visto tanto no sentido concreto – lugar real, físico de onde se vê alguma coisa – quanto no sentido abstrato – a visão que alguém tem de qualquer pessoa ou fato em decorrência de sua condição sócio-histórica.
A questão do foco é importante para a interpretação desta atividade desafiadora. Vemos aquilo que nos mostram, e ainda assim, mesmo quando explícito, podemos não perceber, pois os ângulos ao mesmo tempo em que criam a possibilidade de ver de algo, podem impedir tantas outras visões.
A intenção do criador dos vídeos é justamente fazer as pessoas pensarem sobre como, às vezes, sob determinadas circunstâncias, somos incapazes de perceber até o que está evidente. É interessante o questionamento sobre o jogo criado entre o autor e seu público, pois ao focalizar um ponto, iluminamos aquilo que julgamos importante, mas para o público, espectador ou leitor, no caso da literatura, é importante perceber o que está colocado na periferia, escondido, implícito...
Ao comparar o que foi percebido inicialmente e aquilo que foi efetivamente mostrado, a descoberta é cômica: ao conduzir nosso olhar, o autor pode muito bem nos induzir a não ver. E nesta brincadeira, a descoberta da nobre campanha divulgada pelos vídeos: no trânsito devemos proteger os ciclistas. O slogan Look out for cyclists associado às discussões sobre os vídeos permitiram que os alunos refletissem sobre saber olhar, sobre aquilo que nos mostram e sobre a importância de perceber com exatidão aquilo que vemos e vivemos.
Após o debate, os alunos registraram em um documento de texto algumas conclusões, conduzidas através de um questionário.
Os vídeos estão disponíveis no site de compartilhamento youtube e fazem parte de uma campanha de prevenção de acidentes de trânsito da cidade de Londres.


Teste 1



Teste 2



Referências:
GESTAR II - TP1 – Linguagem e Cultura, 145.

Nenhum comentário: