segunda-feira, novembro 16, 2009

Uma pequena tarefa

Este questionário teve como base a leitura do texto do Volume TP 1
Tarefa apresentada dia 14/11/2009
1. Qual a concepção de LINGUAGEM para os sociolinguistas? Para os sociolinguistas, a linguagem não é uma simples forma de comunicação em que se valoriza sobretudo o emissor, mas também a interação, na qual os sujeitos envolvidos realizam uma ação de mão dupla, um influindo sobre o outro, em função do lugar histórico que ocupam nesta interação.
2. Que elementos são importantes no processo de interação? Os elementos importantes para a interação são, de um lado, as características do locutor – suas marcas pessoais, como conhecimentos, linguagem, posição... e, de outro, as características do interlocutor e do assunto, o que cria um contexto especial, único em que ocorre a interação.
3. Por que são importantes as condições sociais e históricas numa interação? Tais condições (sociais e históricas) definem os modos diferentes do uso da língua.
4. Qual a relação que se estabelece entre sociedade, cultura e língua? A língua tem o caráter dinâmico da cultura e é um forte elemento de transformação desta cultura. A cultura, entendida como o conjunto de formas de fazer, pensar e sentir de uma pessoa ou de uma sociedade, é uma construção histórica e varia no espaço e no tempo.
5. Por que podemos dizer que língua é um sistema aberto e em construção? A língua é um sistema que tem certa regularidade, mas como apresenta inúmeras possibilidades de variação de uso, que criam, junto com o contexto, interações sempre novas.
6. Quais são as formas de variação da língua? As variações da língua são de duas ordens: as variantes comuns a um grupo, chamadas dialetos e as variantes de uso de cada sujeito, na situação concreta de interação, chamadas registros.
7. Depois de ler os textos RETRATO DE VELHO (TP1, p.14) e CIÚME (TP1,
p.20), responda:
a) Que exemplos de variações lingüísticas são apresentadas nesses textos? Este texto apresenta claramente a variação linguística marcada pela faixa etária e pela condição social das personagens, no caso um senhor idoso e os integrantes de sua família, entre eles uma jovem.
b) Qual o critério que determina essa variação? A diferença do lugar sociohistórico ocupado pelas personagens, fator que determina as experiências vividas pelos sujeitos e seus grupos em determinadas épocas.
c) Em que aspectos diferem as falas das personagens? A fala das personagens apresenta diferenças básicas, principalmente na escolha do vocabulário e no modo de entender as situações e aceitá-las ou não.
8. O que é norma? Norma é a forma de cada grupo usar a língua.
9. Qual é a relação entre o pertencimento a grupos e o uso da língua? Cada grupo tem escolhas e comportamentos linguísticos diferentes dos de outros grupos, assim, cada grupo tem traços linguísticos normais, comuns a seus integrantes.
10. O que é dialeto? Dialeto é a norma constituída por um determinado grupo.
11. Quais os tipos de dialetos existentes? É possível destacar os seguintes dialetos: etário, regional ou geográfico, de gênero, social e profissional.
12. O que é idioleto? Idioleto é o conjunto de marcas pessoais da língua de cada indivíduo, como resultante do cruzamento dos vários dialetos que constituem sua fala.
13. O que é registro? Registro é como chamamos cada uso individual e momentâneo da língua.
14. Quais são as modalidades de registro? Basicamente, os registros são divididos entre formais e informais, segundo o distanciamento requerido pela situação. Entre os dois extremos há gradações.
15. Qual a importância, do ponto de vista pedagógico, que nos apresenta o estudo dos registros? É importante que os alunos trabalhem textos que exemplifiquem diversas situações de comunicação, em que dialetos e registros diferentes se apresentem para a sua reflexão e discussão e como ponto de partida para a produção de textos igualmente diversificados. Este é o objetivo maior do ensino da língua: desenvolver no sujeito a competência para a leitura e produção de textos.

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