Atividade prática – AAA1
Intertextualidade
Paródia de provérbios
A partir da leitura dos provérbios, os alunos foram convidados a representar criativamente as paródias escollhidas, utilizando o software de criação de imagens Paint. A pesquisa de imagens através do site de busca Google foi liberada e os alunos pesquisaram as imagens para compor sua releitura do provérbio. A utilização da linguagem visual permitiu aos alunos modernizar alguns provérbios, aproximando significados de acordo com a experiência de mundo de cada um.
O seguinte texto foi apresentado e debatido entre os grupos. Os últimos nove provérbios já são uma paródia relacionada às dificuldades com o uso das tecnologias. A discussão foi muito produtiva e os alunos demonstraram capacidade de leitura, de interpretação e produção, tanto nas discussões quanto na criação das imagens.
Leitura 1 -
Desafio: Você vai criar uma paródia de um provérbio e também uma ilustração que tenha ligação com o texto. Escolha um entre os seguintes:
1.“Quem espera, sempre alcança.”
2.“Devagar se vai ao longe.”
3.“Quem não morre, não vê Deus.”
4.“De grão em grão, a galinha enche o papo.”
5.“Amigos, amigos; negócios à parte.”
6.“Deus ajuda quem cedo madruga.”
7.“Uma mão lava a outra, e as duas lavam o resto.”
8.“A voz do povo é a voz de Deus.”
9.“É de pequenino que se torce o pepino.”
10.“Quem com ferro fere, com ferro será ferido.”
11.“Quem conta um conto, aumenta um ponto.”
12.“Águas passadas não movem moinhos.”
13. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
14. Hacker que ladra, não morde.
15.O barato sai caro. E lento.
16. Quando a esmola é demais, o santo desconfia que tem vírus anexado.
17.Quando um não quer, dois não teclam.
18. Quem clica seus males multiplica.
19. Quem envia o que quer, recebe o que não quer.
20. Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla.
21.Quem tem dedo vai a Roma.com
Produção -
Ao criar sua paródia, use tom crítico e bem-humorado, utilize o Paint para reproduzir, através de uma imagem, sua paródia.
segunda-feira, novembro 16, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário