quinta-feira, outubro 15, 2009

Pistas da Coesão

Para aplicar a atividade, a turma 62 novamente foi dividida em dois grupos: um grupo se dirigiu ao EVAM e iniciou o trabalho de leitura e interpretação a partir da história em quadrinhos da Turma da Mônica, em um documento de texto, enquanto o outro grupo ficou em sala com o professor regente, com a mesma proposta de leitura e interpretação, sem o apoio da informática.
A primeira pergunta foi sobre a ordem dos quadrinhos, de acordo com os acontecimentos da história. Quatro grupos ordenaram de uma forma e um outro grupo atribuiu uma ordem nova para a história.
Logo após, os alunos responderam em grupos um questionário sobre a leitura e apresentaram boa percepção do encadeamento necessário para que a história tivesse coerência. Os elementos da HQ foram reconhecidos, como os recursos gráficos, e os elementos que sugerem antecipação de acontecimentos para o leitor, como o caso da mão do Cebolinha ou a expressão do rosto da Mônica.
As questões ortográficas foram facilmente resolvidas com o recurso de correção do programa de edição de textos. Ao identificar o sinal de incorreção (sublinhado em vermelho), os alunos já tentavam corrigir a palavra assinalada, conversando com o grupo sobre a escrita correta.
Elementos de ligação e de continuidade foram devidamente identificados e, para o momento da oralização, a utilização dos conectores mereceu destaque.
Em um segundo momento, os alunos foram convidados a escrever a história da brincadeira do Cebolinha, em sala de aula, com o professor regente. A produção de textos foi avaliada principalmente nos elementos de coerência e coesão, como o uso dos conectores e dos elementos de referenciação e substituição lexical.
Foi possível identificar a presença de dificuldades ortográficas nos textos produzidos em sala. Entretanto, os alunos se preocuparam em utilizar os conectores com propriedade, atentando tanto para o sentido quanto para a progressão e o encadeamento dos fatos narrados.
As repetições foram observadas como fator de colaboração na construção do sentido do texto, dentro de uma visão articulada entre informações novas, referenciações, substituições e progressão semântica.
Foi possível perceber que os alunos conseguiram identificar a importância do uso de elementos específicos para a construção da estrutura do texto, bem como foram capazes de utilizá-los adequadamente em suas produções.

Atividade aplicada em 30/09/2009, com a turma 62.

Nenhum comentário: