segunda-feira, outubro 12, 2009

Ampliando as referências

Ampliando nossas referências – p. 129 a 132 – TP 3
1.Diga, de forma resumida, como a dimensão temporal aparece nos tipos descritivo, narrativo e dissertativo.
Na descrição os fatos são simultâneos, não há relação de anterioridade ou posterioridade, nem progressão de um estado para outro. Na narração as transformações de estados vão ocorrendo progressivamente (percurso narrativo) há uma sequência cronológica das ações. Na dissertação a referência do mundo real se faz através de conceitos amplos, abstraídos do tempo e do espaço, não há progressão temporal, ainda que os enunciados mantenham relações lógicas entre si.
2.Mostre como as ações aparecem nos tipos descritivo e narrativo. Ilustre com alguns exemplos.
Enquanto na descrição, os enunciados apresentam verbos que indicam ações e movimentos sempre simultâneos, na narração, os enunciados indicam passagem de um estado para um outro posterior.
Descrição: Eis São Paulo, às sete da noite. O trânsito caminha lento e nervoso.
Narração: Eis São Paulo, às sete da noite. Mas às nove, o panorama é outro: o trânsito vai diminuindo, os pedestres escasseando...
3.Caracterize os tipos textuais mais comuns – descrição, narração e dissertação – a partir de ações, propriedades, ideias, etc.
Na descrição, o enunciador, pelos aspectos que seleciona, pela adjetivação escolhida e outros recursos, vai transmitindo uma imagem negativa ou positiva daquilo que escreve.
Na dissertação, o enunciador do texto manifestaa explicitamente sua opinião ou seu julgamento, usando conceitos abstratos.
Na narração, a visão de mundo do enunciador é transmitida por meio das ações que ele atribui aos personagens, por meio da caracterização que faz deles uo das condições que vivem e, até mesmo, por comentários sobre os fatos que ocorrem.
4.Por que podemos dizer que a argumentatividade está presente em todos os tipos de textos?
Por que todos os textos passam pelo ponto de vista do autor, sua visão de mundo, traduzindo através da escolha das palavras sua intenção em produzi-lo.
5.Como aparece o ponto de vista crítico do autor nos tipos descritivo, narrativo e dissertativo?
Na descrição, o autor mostra através das palavras e recursos descritivos, escolhidos de acordo com uma intenção de valorização ou desvalorização do objeto. Na narração, o ponto de vista do autor está expresso através de seus personagens e da forma com veem o mundo. Na dissertação, o ponto de vista é explícito, ele julga e opina através da apresentação dos conceitos e suas implicações.

5 comentários:

Telma Leal disse...

Muito interessante, estou dando aula desse assunto.

Adicione-me no twitter
@alechandracomix

Pedro Bilheiro disse...

a-do-rei! vou a-ha-zar amanhã!

nicolas casino disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.