Relatório de aplicação de atividade:
Unidade 9 – Gêneros textuais: Do intuitivo ao sistematizado
Caderno AAA3: Aula 1 – Reconhecendo gêneros textuais. (p. 15 a 19)
Data da aplicação: 26/06/2009 - Série: 7ª – turma 71
Em relação ao reconhecimento dos gêneros textuais, os alunos os reconheceram facilmente. Através de índices textuais como a data e dos sentimentos expressos pelo autor através da narrativa de fatos do seu dia, os alunos foram capazes de identificá-los como elementos integrantes da estrutura textual do gênero diário.
Sobre o anúncio, o reconhecimento ocorreu a partir da observação inicial do texto, apenas através de índices textuais como o slogan, a imagem e os patrocinadores. Com a leitura detalhada, tornou-se fácil classificar os dois gêneros: diário e propaganda. O gênero diário é um gênero acessível a todos os alunos, que em algum momento já escreveram seu próprio diário ou tiveram em mãos o diário de alguém.
É possível perceber que os alunos identificam os diferentes gêneros, embora não tenham sistematizado este conhecimento intuitivo. As perguntas a serem respondidas individualmente foram facilmente realizadas a partir da leitura oral e da compreensão coletiva do texto.
A discussão sobre alguns elementos da propaganda – como por exemplo, o nome escolhido (Rosicleide) e a imagem apresentados no anúncio – facilmente foram identificados e relacionados à intenção comunicacional do autor do anúncio. Já as relações semânticas entre alguns elementos como o slogan “Brasil, um país de todos” e outras ideias apresentados no corpo do texto publicitário, não foram percebidos pela maioria dos alunos, muito menos apareceram expressas em suas respostas (questão 6). Estas relações que vão além das análises superficiais ou factuais exigem uma reflexão maior do leitor e, por conseguinte, uma capacidade de interpretação maior, que dificilmente é observada na maioria dos alunos.
O momento do registro das respostas pelos alunos revelou alguns dos principais problemas dos alunos: ortografia, pontuação e, principalmente, construção coerente dos argumentos que fundamentariam suas respostas.
A partir desta atividade inicial, alguns desdobramentos estão previstos: a) pesquisar na turma e na família informações sobre a prática de escrever diário; b) em grupos, analisar e relatar alguns aspectos referentes à construção de gêneros textuais distintos, bem como seus constituintes mais significativos.
segunda-feira, outubro 12, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário