Gestar II – Português
Cristina Domingues Lemos
Atividade para 16/07/09 – Resumo dos textos Leitura nas diversas disciplinas I e II
Leitura nas diversas disciplinas I – (Heloisa Amaral)
O ensino está intimamente ligado a leitura, seja ela realizada diretamente pelo aluno ou através do depoimento do professor, que faz a transposição dos conceitos suas relações. Para o professor, tal habilidade é constituída através da didatização do conhecimento acumulado pela escrita em sua disciplina.
De qualquer forma, a leitura será utilizada para introduzir ou complementar assuntos das aulas, antes ou depois de explicações, através de textos escritos, imagens, gráficos entre outros.
Assim, gêneros próprios de cada uma das matérias precisam ser trabalhados nas aulas, a fim de desenvolver a capacidade de leitura, de compreensão dos diferentes gêneros. Textos literários, enunciados de problemas, gráficos ou textos de História apresentam diferenças, particularidades e conhecimentos específicos que precisam ser compreendidos pelos alunos, além dos conceitos de cada disciplina e as relações entre eles.
Ler é uma competência indispensável para a aprendizagem em cada uma das áreas e precisa ser ensinada, tanto em relação à natureza dos textos, quanto à capacidade de leitura desenvolvida pelos alunos.
Basicamente, é preciso compreender a natureza dos gêneros textuais em sua situação particular de produção, assim como sua condição histórica. Esta capacidade precisa ser desenvolvida em qualquer disciplina. Para tanto, o professor deve preparar atividades específicas, considerando alguns aspectos: o aluno deve ser um leitor ativo, isto é, a leitura é uma situação de interlocução; o aluno deve compreender o que lê, através da ativação de capacidades de leitura; o aluno deve ser capaz de identificar o texto como discurso, isto é o autor diz alguma coisa aos seus prováveis leitores, com alguma intenção.
Cabe aos professores interferir diante da leitura de seus alunos, para que desenvolvam ao máximo sua competência de leitura.
Leitura nas diversas disciplinas II – (Heloisa Amaral e Roselene dos Anjos)
O professor precisa trabalhar para desenvolver capacidades de leitura específicas para cada área do conhecimento. Para isto, precisa ver a leitura não apenas como decifração das letras, mas também como discurso.
Esta concepção está baseada na ideia de que a língua além de código é também discurso e, a partir disto, considera elementos como a interlocução, isto é, o diálogo entre sujeitos sociais, em diferentes situações comunicacionais em diversos contextos históricos.
É imprescindível que os professores das diversas disciplinas compreendam que diferentes formas de comunicação são expressas através de diferentes gêneros textuais e que sejam capazes de introduzir tais conceitos aos seus alunos que, como leitores iniciantes, podem considerar indecifráveis alguns destes gêneros. Assim, ao professor cabe a tarefa de instrumentalizar seus alunos para a competência de leitura.
Entre estas ferramentas, é possível destacar alguns aspectos: a leitura é uma situação de efetiva interlocução e, portanto, o aluno deve estar preparado para esta interlocução, com a compreensão do vocabulário, por exemplo; o contexto de produção do texto precisa ser recuperado, através da compreensão de que os conhecimentos presentes no texto representam conceitos constituídos através de um processo de construção histórica, fruto das necessidades humanas; as finalidades das atividades de leitura devem estar claras para os alunos, pois para diferentes ocasiões são necessárias diferentes formas de linguagem.
Algumas estratégias podem favorecer o desenvolvimento de capacidades gerais de leitura. Na perspectiva da decodificação, leitura para o aluno, com o aluno e pelo aluno, desenvolvendo a fluência (segmentos de texto, ritmo de leitura) e a localização e reprodução de informações. Na perspectiva da compreensão, atividades pré-leitura, ao longo da leitura e pós-leitura são aplicadas com objetivos diferentes:
- Antes de ler é importante ativar o conhecimento de mundo do aluno, através de discussões sobre o tema, antecipar conteúdos ou propriedades dos textos e checar hipóteses.
- Ao longo da leitura é preciso comparar informações, ter uma compreensão global do texto, explorar o vocabulário no contexto e explorar informações implícitas.
- Após a leitura é necessário que se explore a intertextualidade temática e se identifique os tipos de discursos usados. Além disto, a generalização através da retomada e da análise do texto auxilia o aluno a tirar suas próprias conclusões.
segunda-feira, outubro 12, 2009
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