segunda-feira, outubro 12, 2009

Sobre o Portfólio de Aprendizagens

Encontro do dia 18/06/2009
Orientações sobre o Portfólio. Definição dos critérios de avaliação.
O portfólio deve ser usado como ferramenta de organização e recuperação de informações sobre o processo de avaliação. Sob o novo enfoque da aprendizagem como processo contínuo e de produção do novo (pelo menos para o sujeito), constitui-se então o sujeito ativo e reflexivo como fonte da aprendizagem. Reflexão, metacognição e tomada de consciência, estes são conceitos importantes para um novo paradigma de avaliação.
A partir disto, o professor assume o papel de observador implicado, problematizador, buscando autonomia intelectual e moral dos sujeitos e a cooperação entre o grupo. Assim, portfólio possibilita o registro de planejamento, as análises sobre a eficácia e os desencontros na execução dos planejamentos e suas reflexões.
Portfólio de avaliação é uma importante ferramenta de avaliação, pois permite uma prática reflexiva e registra avanços, limitações e também possibilita a autoavaliação. É um processo contínuo, cumulativo e formativo.
É importante destacar que o projeto Gestar II apresenta uma proposta sócio-interacionista, capaz de estreitar os vínculos entre professores e alunos, envolvendo toda a comunidade,considerando sempre a sala de aula como origem e efetivação do processo de aprendizagem.
Neste novo paradigma, o professor é um mediador, autônomo e capaz de manter sua autoestima mesmo em situações adversas.
Tarefas:
Debate sobre o papel do professor, a partir de filmes e apresentações de slides. Trabalho em grupo sobre gêneros textuais.
Proposta de trabalho sobre gêneros textuais para aplicação com os alunos. Primeira transposição didática com o objetivo inicial de reconhecer o conhecimento intuitivo dos alunos sobre alguns dos gêneros apresentados nos cadernos de apoio a aprendizagem.

Nenhum comentário: