segunda-feira, outubro 12, 2009

Intertextualidade

Para aplicar a atividade, a turma 62 foi dividida em dois grupos: um grupo se dirigiu ao EVAM e iniciou o trabalho de leitura e interpretação a partir da leitura e da exploração de recursos multimídia, enquanto o outro grupo ficou em sala com o professor regente, com a mesma proposta de leitura e interpretação, sem o apoio da informática ou multimeios (o professor utilizou o recurso de um mapa mundi para localização geográfica da cidade de Istambul).
A primeira pergunta sobre o significado da palavra Istambul causou-nos surpresa: nenhum aluno tinha qualquer conhecimento sobre esta cidade ou sua localização.
Para desenvolver o trabalho no EVAM, foi criada uma página colaborativa (um wiki), para suporte dos recursos audiovisuais e para o registro escrito dos resultados alcançados pelos grupos.



http://alunostrabalhando.pbworks.com/gestar_II

Além de uma conversa inicial sobre o tema e índices textuais, a página foi apresentada como um recurso de construção colaborativa para a atividade do grupo. Além dos textos, ainda estavam disponíveis nesta página um link para um vídeo sobre Istambul e um clipe da música Comida, dos Titãs. Para os registros do grupo, um link (Registro) encaminhava para as páginas de cada grupo, as quais já apresentavam as questões para debate e respectivo registro.

Após assistir aos vídeos, os alunos conversaram e perguntaram sobre as ferramentas e sobre o assunto do texto, entretanto, o excesso de informações não permitiu um detalhamento das questões textuais. A relação entre os dois textos ficou muito evidente e os alunos concluíram oralmente aquilo que era esperado.
Outro recurso da web foi utilizado, o Google mapas. A partir do nome da cidade de Istambul, os alunos seguiram o passo a passo e a localizaram no mapa mundi apresentado pelo site de busca. Logo em seguida, os alunos usaram os recursos de aproximação e navegação que o site oferece e logo começaram a explorar com interesse a ferramenta.
Ao terminar seus registros na página colaborativa, os alunos voltaram para a sala de aula e reencontraram seus colegas que haviam ficado com o professor e foram convidados a responder as questões referentes à interpretação dos textos. Em sala, não acompanhei o trabalho, mas o professor regente relatou que os alunos chegaram muito motivados do EVAM e confiantes para responder as questões.
Durante a avaliação do trabalho escrito, foi possível perceber que os elementos referentes aos recursos lingüísticos apresentam uma utilização muito irregular, em ambos os grupos existem tanto alunos com ótimo desempenho quanto apenas razoáveis. São notáveis as mesmas dificuldades de expressão, os mesmos usos indevidos de pontuação ou problemas com a ortografia. Quanto à relação entre textos diversos na forma e com pontos convergentes na temática, foi possível perceber que os alunos já fazem estas conexões, alguns com esta competência desenvolvida e outros que ainda necessitam da mediação do professor.


Atividade aplicada em 16/09/2009, com a turma 62.

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