segunda-feira, outubro 12, 2009

Como ensinar a produção de poemas?




1.Como ensinar a produção de poemas?
Em primeiro lugar o aluno precisa sentir o prazer de apreciar poemas. Encontrar a poesia no cotidiano e nos temas de seu interesse e em suas leituras identificar nos poemas a intenção do poeta em explorar esteticamente a palavra em suas produções.
Em segundo lugar o aluno deve resgatar suas experiências com jogos de palavras, brincadeiras com as rimas, canções e poemas de sua infância e no imaginário de sua comunidade. Este resgate valoriza a produção popular e facilita a compreensão das temáticas e da intenção comunicacional implícita em cada poema.
Ler e explorar bons poemas, mostrar o quão prazeroso é ler um bom poema e como é possível desvendar o que está implícito, o que está além das entrelinhas... Ao se sentir capaz de ler, compreender e apreciar, a impulso de produzir e usar este recurso tão expressivo e rico.
2.Há diferenças entre poesia e poema? Como explicar isso?
Poesia é um conceito estético, observável em diversos fenômenos tanto naturais quanto humanos, quando observamos a beleza, a simplicidade, o inusitado ou surpreendente. Um pôr-do-sol, uma manhã cinzenta, um sorriso de criança ou um olhar intenso, podem ser considerados impregnados de poesia... Já o poema é um gênero textual literário, com características próprias baseadas na sonoridade, na exploração estética das palavras, no uso das imagens poéticas, na forma e também em sua finalidade maior – que é proporcionar prazer aos leitores ou ouvintes.

3.Ler e selecionar um poema de autor contemporâneo, conhecido;
Se você for inventor invente ¹
Um creme
Que tire ruga
De pescoço
De tartaruga.
Um pente
Que penteie sozinho
Lombo
De porco-espinho
E um lenço
Forte bastante
Para assoar tromba
De elefante.
José Paulo Paes

4.Com base no trabalho realizado no encontro anterior, sobre a crônica de Moacyr Scliar – A pedagogia do crime – preveja etapas de leitura do gênero poético – escolhido por você no item anterior, para ser aplicado a alunos de uma(um) série/ano do Ensino Fundamental.
Etapas de leitura:
Trabalho desenvolvido através da leitura da obra Lé com cré, de José Paulo Paes, com especial interesse para o poema Se você for inventor invente para uma turma de 6ª série.
Levar para os alunos alguns livros de poesias para que apreciem livremente, dentre eles, alguns de José Paulo Paes.
Após a leitura, os alunos podem escolher alguns poemas que podem ser lidos para os colegas. Destacar em uma pequena lista o nome dos autores citados.
Cada dupla de alunos é convidada a registrar em um pequeno cartão, sua resposta para a pergunta: O que é um poema?
Em outro cartão, escrever um verso que tenha chamado sua atenção nas leituras (chamar a atenção para conceitos como verso, estrofe, rimas...).
Conversar com os alunos sobre suas respostas, apontando os conceitos principais.
Conversar com os alunos sobre José Paulo Paes, ver o que conhecem sobre ele, quem leu algum poema dele na atividade inicial, o que gostariam de saber sobre ele.
Perguntar para os alunos o que significa Lé com cré, qual sua compreensão sobre esta expressão, observar o jogo com a rima, lembrar outras brincadeiras que usem este recurso: (Lé com lé, crê com crê – ditado popular).
Ler com os alunos alguns poemas do livro Lé com crê.

Distribuir para os alunos cópias do poema :
Se você for inventor invente
Um creme
Que tire ruga
De pescoço
De tartaruga.
Um pente
Que penteie sozinho
Lombo
De porco-espinho
E um lenço
Forte bastante
Para assoar tromba
De elefante.
José Paulo Paes
Pedir que alguns alunos leiam o poema oralmente e, se quiserem, o decorem para a próxima aula.
Pedir que os alunos criem versos que desafiem os inventores “mais malucos”, seguindo o título do poema: Se você for inventor invente...
Pesquisa – Procurar informações sobre o poeta José Paulo Paes, a fim de responder todas as dúvidas sobre o autor. Criar um mural e procurar na biblioteca os livros deste poeta.

Referência Bibliográfica
¹ PAES. José Paulo. Lé com crê. Ed. Ática. São Paulo. 6ª Edição. 1997.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.